Como alavancar a produtividade do seu laboratório de patologia através da melhoria de processos de negócio – Parte I

Podemos dizer que o processo de negócio de um laboratório é composto por todas as atividades, formais e informais, realizadas desde o recebimento de uma amostra até a entrega do diagnóstico para o cliente. Assim, o estabelecimento do prazo para conclusão do resultado, o procedimento padrão realizado no momento da chegada da amostra, o seu armazenamento, a ordem em que cada exame é realizado e, até mesmo, o horário da pausa para o café, são processos adotados, de maneira imposta ou natural, pelos colaboradores do laboratório e que determinam sua rotina.

No entanto, como saber se esses processos ainda estão adequados para o meu laboratório ou se precisam de melhorias? Falhas na comunicação interna, falta de compromisso dos colaboradores com os prazos estipulados ao cliente e erros no diagnóstico por falta de atenção, por exemplo, são alguns dos problemas que podem trazer consequências negativas para o laboratório de anatomia patológica e sinalizam a necessidade de revisão e melhoria de seus processos internos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar como funciona uma metodologia de melhoramento de processos e, por fim, como implementar a melhoria de processos em um laboratório. Continue acompanhando:

O que é o Melhoramento de Processos de Negócio

O Melhoramento de Processos de Negócio, ou Business Process Improvement (BPI), em inglês, é um termo empregado para designar o conjunto de ações que potencializam os recursos humanos, tecnológicos e sistêmicos de uma empresa, objetivando mudanças e aperfeiçoamento dos processos internos. Assim, dentro de um laboratório, pode ser implementado para corrigir um erro evidente da rotina ou para melhorar algum processo que já está bom, visando alcançar um melhor nível de qualidade ou reduzir o tempo de entrega de um diagnóstico, por exemplo.

Benefícios do melhoramento de processos

Implantações de melhorias de processos estão associadas a uma melhoria geral da performance das organizações. Simplesmente adotando práticas de BPI para identificar como os processos internos podem trabalhar sob melhores condições é possível obter vários benefícios. Veja:

Redução e otimização de custos

Através da eliminação ou substituição de atividades redundantes e de baixo valor agregado por outras mais eficientes, é possível conseguir reduções de custos. Mesmo que a otimização de gastos não seja percebida em um primeiro momento, reduzir gargalos nos processos de recebimento de amostras, processamento de exames, liberação de laudos e faturamento causa melhorias notáveis nos custos associados.

Facilita o cumprimento das normas sanitárias

Uma implantação abrangente de melhoria de processos garante que o laboratório de patologia possa cumprir com a ampla gama de normas que as agências de vigilância sanitária determinam. Além disso, é mais fácil identificar e se adaptar quando houverem atualizações nas leis.

Melhoria na satisfação e confiança dos clientes

À medida que pacientes e médicos começarem a receber seus laudos com mais agilidade e perceberem que existe uma sistemática para atender aos seus questionamentos, naturalmente o nível de satisfação com os serviços prestados pelo laboratório aumentará, assim como o nível de confiança nos serviços.

Agilidade na tomada de decisões estratégicas

O estabelecimento de indicadores de desempenho (que será tratado no próximo artigo) torna ágil a tomada de decisões estratégicas, antecedendo situações de risco que poderiam ser evitadas.

Não é à toa que a gestão por processos com a implantação de metodologias de BPI vem se tornando uma ferramenta altamente valiosa para organizações das mais diversas áreas, incluindo a de saúde, e trazer essas práticas com metodologias estruturadas para o laboratório de patologia pode significar um avanço para uma gestão mais sólida.

No próximo artigo vamos especificar como o BPI pode ser implantado no seu laboratório de patologia. Fique atento! E não deixe de comentar, e se quiser, compartilhar alguma experiência de implantação de melhorias de processos no seu laboratório.

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